terça-feira, 16 de agosto de 2016

10 Benefícios do origami para as crianças

Razões pelas quais as crianças devem fazer dobraduras em papel

O origami é uma arte japonesa em que através de dobras do papel se elaboram diferentes figuras e formas. Desde o clássico barquinho de papel a elementos muito mais elaborados.

A prática do origami é benéfica para todo mundo, mas as crianças podem ser estimuladas tanto física como mentalmente. Implica num desafio para elas e um desafio, porque além de estarem se divertindo estão aprendendo.

Dez razões pelas quais as crianças devem fazer origami

1 – Ajuda a desenvolver a coordenação mãos-olhos e a motricidade fina: estes estímulos exercitam os músculos, nervos e ossos das mãos, que vão ganhando força e se preparando para a escrita. 

2 – Estimula a concentração: a dobradura em papel exige uma atenção e um esforço mental para dobrar o papel numa ordem correta e conseguir assim a figura desejada. Potencializa com que a criança mantenha sua concentração durante um período de tempo numa mesma atividade e assim manter a atenção em uma tarefa. 

3 – Ativa a memória: a primeira vez que a criança faz uma figura de origami terá que seguir umas instruções, no entanto, enquanto não for muito complicada inicialmente, isso ajudará a criança com que se lembre e ela mesma poderá formar a figura de origami. Portanto, coloca sua memória à prova.

4 – Desenvolve a paciência: nem sempre as figuras saem de primeira, portanto a criança terá que ser perseverante e paciente para conseguir o seu objetivo. 

5 – Ajuda na satisfação emocional: a criança se sente satisfeita de ter elaborado algo com suas próprias mãos, o prazer de conseguir algo por si mesma.

6 – Incentiva a imaginação: a criança pode criar suas próprias figuras de papel feitas por ela mesma, um grande estímulo para a criatividade. 

7 – É uma atividade relaxante: muitos encontram no origami uma forma de relaxamento e de se esquecer dos problemas ou momentos de estresse. 
8 – Estimula o esforço e o trabalho: para conseguir a figura desejada a criança terá que realizar um trabalho de precisão e se esforçar para conseguir o objetivo. 
9 – Promove o aprendizado: ajuda com que as crianças compreendam conceitos espaciais como acima, abaixo, para frente, para trás, e desenvolve o pensamento lógico e matemático. 
10 – É muito útil para o tratamento de certos transtornos como o TDAH, hiperatividade ou dislexia.
Alguns origamis abaixo:

Cabeça de cachorro
1. Cabeça de cachorro: Uma dobradura fácil e muito bonita é a confecção de uma cabeça de cachorro. Para isso, é necessário um pedaço de papel quadrado, que pode ser de tamanho pequeno, médio ou grande. Siga as dobraduras de acordo com a imagem e, para finalizar, faça os detalhes do rosto canino com uma canetinha preta. Não esqueça também providenciar papeis coloridos para a atividade.


Rosas
2. Rosas: As crianças podem confeccionar lindas flores com poucas dobraduras no papel. Para isso, é necessário uma folha verde para o caule e uma rosa para a parte superior. Faça de acordo com a imagem e utilize um palito pintado na cor verde para dar sustentação à gravura. Utilize fita adesiva transparente para unir as partes da flor com cuidado.




Borboletas
3. Borboletas: Não é difícil fazer uma borboleta em origami, porém o desenho exige um pouco mais de dobraduras do que os outros. Por isso, é importante que os adultos aprendam primeiro para auxiliar as crianças na tarefa. Utilize papel de várias cores diferentes para confeccionar lindas borboletas. Faça detalhes nas asas para deixar o desenho ainda mais bonito.


Hipopótamo
 
4. Hipopótamo: Outro animal que não é difícil de fazer em papel é um pequeno hipopótamo. Para isso, são necessários dois pedaços de papel diferente para o rosto e para o corpo do animal. Siga a imagem e faça os detalhes no rosto com canetinha. Além das dobraduras, é preciso também fazer alguns recortes no corpo do animal. Utilize tesoura sem ponta e ajude os pequenos nessa tarefa.


Dicas:
Origami é uma arte muito ampla e com inúmeras possibilidades. Para que as dobraduras se transformem em lindas imagens, tenha cuidado na hora da escolha do papel. É possível fazer com qualquer tipo de papel, mas os mais grossos são difíceis de dobrar, enquanto os mais finos rasgam facilmente.
Tenha preferência por papel sulfite que é barato, dobra facilmente e possui algumas variedades de cores. É possível utilizar também papel próprio para origami, que já vem nos tamanhos adequados para as dobraduras. No entanto, é mais difícil de encontrar para vender e talvez seja preciso comprar na internet. Sites como o Asia Shop, que possui uma ampla variedade de papeis e cores, é uma ótima alternativa para quem quer fazer com um papel próprio para origami.
Quem quiser ver outras imagens para fazer origami com as crianças é possível visualizar o Livro Gratuito de Dobraduras e Origamis produzido pela autora Jessica Dalcol. O livro é totalmente ilustrativo e mostra várias opções de animais para fazer com papel. Todas as dobraduras são simples, explicativas e permitem a confecção de detalhes para criações únicas.





6 Melhores Livros de Origami

1 – Teach Yourself Origami

Esse livro é indicado para quem quer começar ou mesmo ainda está nos primeiros passos. Ele ensina todas as dobras que você precisa saber e vai além mostrando modelos cada vez mais difíceis conforme você vai dominando os modelos propostos. Autor: John Montroll.




2 – Unit Origami
Para os entusiastas do origami modular, esse livro é um dos melhores. É o livro quase definitivo para quem quer explorar esse tipo de origami já que nele temos quase duas dezenas de tipos diferentes de módulos – incluindo o sonobe. Eu gosto muito de um chamado Propeller Units em que podemos fazer um icosaedro com apenas 12 módulos. E o seu tipo de encaixe é totalmente diferente daquele a que estamos acostumados. Autor: Tomoko Fuse.

3 – Origami Tessellations
Creio que esse é o único livro atualmente disponível para quem queira aprender a dobrar mosaicos em papel. É possível aprender diversos tipos de grades em que podemos até criar nossas figuras. A que eu mais gosto é a Star Puff que utiliza uma grade triangular/hexagonal e que é quase impossível de errar. Autor: Eric Gjerde.




4 – Origami Design Secrets
Esse livro é ambicioso. Nele é proposto um método para se criar figuras em papel. Como o seu autor é um cientista, ele sistematizou algumas técnicas do origami complexo incluindo o box-pleating e o pattern grafting. O conteúdo é para aqueles que realmente querem se aprofundar no estudo do origami. Autor: Robert J. Lang.





5 – Origami Art

Este é um dos poucos livros em que o origami é tratado como uma forma de arte. Por isso foge da tradicional coleção de diagramas, sendo que metade dele se trata de como fazer o seu próprio papel e de como apresentar o origami numa exposição. Autor: Michael G. LaFosse e Richard L. Alexander.





6 - Enciclopédia do Origami

Aprenda a fazer todas as dobragens básicas, assim como várias bases, com diferentes níveis de dificuldade. Agora, ponha mãos à obra e puxe pela sua criatividade, tentando realizar os mais de 30 passos propostos, sempre acompanhados por diagramas simples, com instruções explicadas passo a passo. 

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial