sexta-feira, 20 de maio de 2016

Os livros infantis mais vendidos







20 Livros Infantis que Toda Criança Deveria Ler

Em comemoração ao dia nacional do livro infantil, trago a vocês leitores, 20 Livros que toda criança deveria ler.
Os livros indicados foram retirados da página Educar para Crescer da Editora Abril (Confira aqui mais opções) e alguns são livros que me recordo de ter lido na infância.
É muito importante incentivar a leitura desde a infância para que a criança desenvolva melhor a imaginação, cresça de forma saudável e para que se torne um grande leitor no futuro.
Espero que gostem!

0-3 anos

Nessa idade as crianças não se interessam muito por livros não é mesmo?! Ainda não sabem ler nem escrever, mas mesmo assim é importante ensiná-lo o que é um livro. Os livros para essa faixa etária precisam conter muitas ilustrações chamativas para despertar o interesse das crianças. Os textos são geralmente curtos ou inexistentes e você precisa ler para eles as palavras e pode também ensiná-los o que está ilustrado em cada imagem, por exemplo: Isso é um pássaro, isso é um leão…etc.Livro de histórias

  •  Livro de Histórias
Autor: Georgie Adams
Editora: Companhia das Letras
Esse livro conta com vários contos já conhecidos pelas crianças, tais como “Chapeuzinho Vermelho”, “Os três Porquinhos”, Cachinhos Dourados”  e aborda uma versão diferente desses contos que estamos habituados e estimula a criança a ter um ponto de vista diferente do conto, ajudando no desenvolvimento do senso crítico.
Classificação Indicativa: 2 anos

  • O Ursinho ApavoradoA1MqtExzXAL._SL1500_
Autor: Keith Faulkner
Editora: Companhia das Letrinhas
Um ursinho, que acorda assustado no meio da noite, é o protagonista desta historinha linda. As dobraduras que saltam das páginas deste livro colorido e engraçado também fazem com que o enredo se torne especialmente emocionante.
Classificação Indicativa: 3 anos

  •  Coleção da Ninoca
Autor: Lucy Cousin
Editora: Ática
Crianças pequenas adoram essa coleção. Basta manipular as abas nos sentidos indicados para ajudar Ninoca a trocar de roupa, a escrever, dançar…Os livros desta série também ensinam as cores e os números de um jeito muito divertido.
Classificação Indicativa: 3 anos

4-6 anos

A criança normalmente começa a ler a partir dos 5 anos. Alguns são mais tardios, sendo alfabetizados a partir dos 7 anos. O importante nessa fase é possuir livros com repetição de frases que ajudam a criança a memorizar as palavras mais facilmente. Os enredos devem ser curtos e podemos abordar vários temas, tais como humor, aventura e mistério.

  • Por Favor, Obrigado, Desculpe1017948-250x250
Autor: Becky Bloom e Pascal Biet
Editora: Brinque Book
O livro mostra que aprender boas maneiras, que vão desde o respeito com os colegas até como se comportar em um jantar, pode ser divertido.
Classificação: 4 anos

  • Ou Isto ou Aquilocapa
Autora: Cecília Meireles
Editora: Nova Fronteira
Um dos mais belos clássicos da poesia brasileira, ‘Ou isto ou aquilo’ aborda os sonhos e as fantasias do mundo infantil – a casa da avó, os jogos e os brinquedos, os animais e as flores, tudo ganha vida nos poemas de Cecília Meireles.

  •  A Casa Sonolentadownload
Autor: Wood
Editora: Ática
Numa casa sonolenta com uma cama aconchegante, todos estão sempre dormindo. As repetições no texto dão o tom sonolento, que é interrompido por uma pulguinha acordada.

9788534939836-2
  • Os Contos de Grimm
Autor: Tatiana Belinky
Editora: Paulus
Os contos de fadas dos irmãos Grimm têm mais de dois séculos e são clássicos da literatura infantil. Neste livro, são recontados pela grande escritora Tatiana Belinky. É importante que as crianças tenham contato com várias versões dos contos de fadas, mas sempre depois de conhecerem a história original.

7- 9 Anos

Nessa fase, a criança inicia a aprendizagem formal da escrita, entretanto a imagem ainda é muito importante para estimular a leitura, porque ajuda as crianças a entenderem a história. Os textos podem ser um pouco mais longos e os assuntos dos livros podem ser variados.

  • A Velhota Cambalhotavelhotacambalhota1
Autor: Sylvia Orthof
Editora: LE
O texto retrata as peripécias de uma velhota da tradicional família mineira, que resolve dar cambalhotas e virar o direito pelo avesso, escandalizando uma cidade do interior de Minas.
Indicação: 6 a 7 anos

  • Lúcia Já-Vou-indoLucia
Autor: Maria Heloísa Penteado
Editora: Ática
A lesminha Lúcia é muito devagar. Para ir a uma festa, tem de sair com uma semana de antecedência. Se alguém a apressa, ela responde: “Já vou indo”.
Indicação: 6 a 7 anos

  • Menina Bonita do Laço de Fita0000024729
Autor: Ana Maria Machado
Editora: Ática
“Menina Bonita do Laço de Fita” traz uma linda história, onde um coelho branquinho queria casar-se e ter uma filha “bem pretinha”. Durante a obra, o coelho tenta descobrir o segredo para conquistar o seu tão sonhado desejo. Leia o livro e acompanhe a busca do coelhinho!
Indicação: 8 anos

  • Quero Casa Com Janelaquero-casa-com-janela-2-728
Editora: Ática
Como é bom ter um lugar para morar! Mas dona Galinha Ovolina quer saber por onde o Sol vai entrar. Uma história muito divertida que tem como tema moradia. Era um dos meus favoritos da infância.
Indicação: 6 anos

9-12 anos

Essa é uma fase muito importante, pois ela pode influenciar diretamente no hábito da leitura na vida adulta. Os livros continuam a ser ilustrados para estimular a linguagem verbal e não verbal.

  • O Cachorrinho SambaO-Cachorrinho-Samba-Maria-José-Dupré
Autor: Maria José Dupré
Editora: Ática
No colo da Vovó, lambendo a orelha dos donos ou brincando com a garotada, o cachorrinho Samba era a alegria da casa. Até o dia em que ele, curioso, recebeu dar uma saidinha… e acabou se perdendo na cidade grande, cheia de perigos, pessoas ameaçadoras e lugares desconhecidos. Trata-se de uma coleção da editora ática com vários contos sobre o cachorrinho samba;
É um dos meus livros favoritos na minha infância! ♥
Indicação: 11 anos

  • O Pequeno PríncipeO-Pequeno-Principe
Autor: Antoine Saint-Exupéry
Editora: Agir
À primeira vista, um livro para crianças. Na definição de Antoine Saint-Exupéry, seu autor, “um livro urgentíssimo para adultos”, o que talvez explique a extraordinária sobrevivência literária de O Pequeno Príncipe.
O Pequeno Príncipe é uma fábula. Ou se preferirmos, uma parábola. Não é um livro para crianças, porque traz justamente a mensagem da infância, a mensagem da criança. Essa criança que irromperá de repente no deserto do teu coração, a milhas e milhas de qualquer região habitada.
Eu o li na minha infância e não vi nenhum problema nisso, por isso o indico para crianças. Quando li este livro com os olhos de um adulto, tive outra perspectiva da história, totalmente diferente de quando o li na infância. Vale muito a pena para qualquer idade.

11 -13 anos

Livros da Coleção Vagalume
Até a década de 1990, muitos leitores começaram sua jornada pelo mundo da literatura através da coleção Vagalume, da Editora Ática.(eu, por exemplo sempre amei a coleção).Composto de obras para o público infanto-juvenil, sua fórmula era certeira: histórias de aventura, humor, fantasia, crime, mistério e sobrenatural, capas belamente ilustradas – que instigavam milhares de leitores a ler o livro pela capa -, e autores de qualidade que propiciavam, além do entretenimento, a discussão sobre temas sempre atuais: preservação do meio ambiente, ética, desigualdade social, empreendedorismo, trabalho e consumo.
Em breve, a editora ática vai relançar diversos livros da coleção com novas edições e até mesmo um filme será lançado sobre um dos maiores sucessos da coleção: O escaravelho do Diabo. Vou citar alguns indicados para essa faixa etária:

  • A Ilha PerdidaLV283318_N
Autor: Maria José Dupré
Classificação Indicativa: 11 a 12 anos
Eduardo e Enrique partem para conhecer uma ilha deserta, porém eles se perdem e logo se veem num jogo de sobrevivência, tendo que lutar em busca de alimento e abrigo. E ainda descobrem que não estão sozinhos: estão sendo vigiados por um misterioso habitante. Seria ele amigo ou inimigo?

  • Tonico e CarniçaArquivoExibir (1)
Autores: José Rezende Filho/Assis Brasil
Classificação: 11 a 12 anos
Uma edificante e emocionante história de superação dos engraxates Tonico e Carniça que, além de estudarem para conseguir um futuro melhor, lutam para sobreviver e enfrentam os desafios da vida, como o preconceito e a marginalização.

  • Vamos Salvar a Baleia
Autor: Thomas Brezina
Classificação Indicativa: 11 anos
Lina, Lu e Bastian recebem férias de 10 dias devido a um imprevisto no colégio interno. A mãe de Lina, que trabalhará num voo, não tem como ficar com eles, a não ser levando-os junto. O destino: Havaí! Onde descobrem perigos e a viagem se transforma numa imensa aventura quando uma baleia está sendo perseguida. Será que Bob Bond, o cachorrinho secreto poderá resolver o caso?
Um dos meus favoritos na Infância! 

  • O Escaravelho do DiaboResenha-de-Livros-O-Escaravelho-do-Diabo-Plante-uma-Semente
Autor: Lúcia Machado de Almeida
Classificação: 11 a 12 anos
Uma envolvente trama policial. Vítimas ruivas são presenteadas com um escaravelho, antevendo seus assassinatos. Qual a relação entre o presente e as vítimas? Por que só pessoas ruivas? Sucesso de vendas da coleção, este livro está em produção para um longa metragem no cinema desde o início de fevereiro de 2015.

  • O Feijão e o Sonho
Autor: Orígenes Lessa
Classificação Indicativa: 13 anos
Um apaixonado poeta que negligencia suas necessidades cotidianas, como levar comida à mesa da família. Neste livro, belamente escrito, o autor Orígenes Lessa aborda magistralmente os conflitos de um homem que tenta viver um sonho de forma simples.

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/




LIVROS ITAÚ GRÁTIS 2016


Itaú Livros Gratuitos
Banco Itaú, dentro de sua política social, criou a campanha Livros Itaú, disponibilizando todos os anos um estoque com dois títulos de livros infantis, que são distribuídos gratuitamente para qualquer interessado em qualquer parte do Brasil. Confira a seguir como pedir Livros Gratuitos do ITAU e solicite o seu.

O objetivo do projeto do Banco Itaú é incentivar a leitura e contribuir com o desenvolvimento intelectual de crianças em idade escolar. O projeto, criado em 2013 com a campanha “Leia para uma Criança”, expandiu-se, sendo divulgado em todas as agências e atendendo, atualmente, tanto clientes como não clientes do Banco Itaú, bastando que o interessado entre em contato com uma agência para tomar melhores informações ou fazendo diretamente o seu pedido no site do Itaú.

Livros Itaú Gratuitos 2016

Para 2016 os livros Itaú estão sendo escolhidos por um conjunto de especialistas em literatura infantil, com o objetivo de garantir que as histórias tenham importante contribuição para o desenvolvimento intelectual das crianças.
As obras distribuídas nos Livros Itaú são renovadas todos os anos, sempre trazendo autores e editoras diferentes, com temas de interesse para o público infantil e com o foco principal no estímulo à leitura para crianças que tenham entre 5 e 7 anos de idade.
Seguindo orientação de especialistas em educação, o Banco Itaú acredita que conhecer histórias diferentes é de fundamental importância para a criatividade e para a curiosidade das crianças. Com isso, traz essa oportunidade para que descubram coisas novas: a idade de 5 anos é quando a criança começa a distinguir o real daquilo que é imaginário, passando a entender melhor o significado de frases e palavras, sendo, por isso, o momento certo para ouvir histórias, ajudando na construção de seu próprio vocabulário e desenvolvendo sua própria forma de expressão.
Durante a primeira fase da vida escolar, o Banco Itaú acredita que a responsabilidade não se prende somente à escola. É um momento em que a família também precisa participar, incentivando os pequenos a descobrir fatos e coisas novas. Para os pais, a dedicação de alguns minutos por dia para a leitura destinada às crianças é um momento de participação, de felicidade, de atendimento da curiosidade, quando a criança aprende novas palavras e descobre um universo totalmente novo.
Como solicitar Livros Itaú 2016
Banco Itaú envia gratuitamente os livros pelos Correios. Para receber os livros Itaú,basta se inscrever no cadastro da página do Itaú na internet, no endereço: http://www.itau.com.br/crianca/pratique.
Acessando o endereço, você preenche os campos necessários, verificando se tudo está correto, passando as informações básicas solicitadas, como nome completo, número do RG, número do CPF, endereço de entrega, pessoa de contato e, no final, faz a efetivação do pedido.
Acompanhe o site do Banco Itaú para receber os livros todos os anos. Se você não tiver crianças na idade entre 5 e 7 anos, ofereça os livros para quem precisa: uma creche ou uma escola infantil, ou mesmo para o seu vizinho que tenha crianças nessa idade.
Banco Itaú entregou até 2015 mais de 40 milhões de exemplares de seus Livros Gratuitos, e pretende levar adiante a proposta, incentivando a leitura para os pequenos e possibilitando o seu acesso à cultura.
Fonte: Itau Social


365 histórias para dormir
Editora Difusão Cultural

O número de livros que vendem a ideia de uma história para cada noite do ano já é imenso. Cá entre nós, esse deve vender mais porque são histórias da Disney. Daí já começamos a entender que, sim, o personagem da capa influencia na compra!




Peppa vai à piscina
Editora Bertrand

Ah! Obviamente Peppa não poderia ficar fora dessa lista! Uma prova indiscutível de que o personagem vende mais do que muito autor! Aliás, Peppa emplacou na lista dos mais vendidos três livros: esse e mais “Peppa e os Ovos de Páscoa” (que eu achei um presente maravilhoso para se dar às crianças e fugir do chocolate!) e “A História de Peppa”



Peppa e os Ovos de Páscoa
Editora Salamandra



A História de Peppa
Editora Salamandra



O Viveiro da Bisavó
Editora Eduneb

A história é linda e vale a pena. Convivendo com sua bisavó, a menininha do livro se encanta com tamanho conhecimento, aprendendo sobre a vida e o mundo. Para mostrar às novas gerações o valor da sabedoria dos mais velhos!




O Amor do Pequeno Príncipe
Editora Nova Fronteira

O livro traz aquarelas e textos inéditos de Antoine de Saint-Exupéry, o autor do Pequeno Príncipe (título que ainda vende muito, por sinal!). Aqui, uma história de amor é contada em cartas assinadas pelo próprio protagonista. Fiquei doida de vontade de ler!



Frozen, uma aventura congelante
Editora Melhoramentos

Se a Peppa está na lista, por que Elsa e Anna não estariam? Aqui a história do filme vem contada em livro e é vendida junto com um cenário e 12 miniaturas dos personagens. Sucesso garantido entre as meninas!



Box Monteiro Lobato – Conta Outra Vez 
Editora Globo

Puxa, que felicidade saber que Monteiro Lobato ainda vende bem! Nesse box, é Dona Benta quem conta, em oito volumes, histórias que as crianças adoram, como Peter Pan e Os Doze Trabalhos de Hércules. Com direito aos comentários da Turma do Sítio do Picapau Amarelo!



Até as Princesas Soltam Pum
Editora Brinque-Book

Eu adoro as histórias de Ilan Brenman (já falei sobre outros livros dele, o “Mãenhê” e o “Conversa para Pai Dormir“, lembram?). E nessa, o autor estava especialmente inspirado (aliás, o título já começa bem, concordam?). Um enredo hilário, onde uma menininha pergunta a seu pai se as princesas soltam pum (porque ela já tinha discutido com os colegas da escola dizendo que não!). Sem mais detalhes, para não estragar a graça!



Agapinho
Editora Globo

Estão pensando que Padre Marcelo vende apenas entre os adultos? Que nada, ele é sucesso na literatura infantil também! Agapinho é uma adaptação para as crianças de seu best-seller, Ágape. Aqui ele usa passagens do Evangelho de São João para tratar de temas como verdade, justiça, bondade, perdão, confiança e solidariedade. Ao fim de cada capítulo, há uma oração escrita especialmente para o público infantil.


Kit Livros – A Família Urso
Editora Sextante

São quatro livros que tratam de aspectos cotidianos das relações entre pais e filhos. Em um deles, mamãe ursa percebe que ninguém mais conversa em casa, porque a televisão está ligada. Em outro, os filhos resolvem mentir, quando quebram o abajur preferido da mãe. A coleção é antiga e já tem quase 50 anos!


A Casa Sonolenta
Editora Ática

Uma casa sonolenta, onde todos viviam dormindo… Até que uma pulguinha saltitante resolve mudar tudo e colocá-la de pernas para o ar! Ah, como eu adoro histórias divertidas!




1000 Bichos Adesivos
Editora Usborne

Você conhece os livros da Usborne? Se não conhece, está na hora de conhecer, pois são maravilhosos! Nesse aqui as crianças podem usar os adesivos para completar paisagens africanas, um cenário de mata atlântica ou fundo do mar!





Os 30 livros infantil mais visto em 2015 

Todos os anos, a Revista  CRESCER publica uma lista com os melhores livros infantis - o que ajuda os pais a não ficarem tão perdidos diante das prateleiras das livrarias. Para isso, convocamos uma seleção de jurados especialistas e apaixonados por literatura infantil para selecionar os 29 melhores livros - o 30º foi escolha dos nossos leitores. Confira os livros eleitos.
"Uma festa das Cores", da Ed. Autêntica, com texto de Ronaldo Fraga e ilustração de Anna Göbel - o livro conta a história da chita, esse tecido leve e colorido que é a cara do Brasil, mas que surgiu na Índia, durante a Idade Média.
"Orie", da Ed. Pequena Zahar, com texto e ilustrações de Lúcia Hiratsuka - a narrativa é inspirada nas histórias que a avó da autora contava sobre sua própria infância, quando fazia viagens de barco com seus pais no Japão. Delicado, comovente e delicioso.
"Uma pergunta tão delicada", da Ed. Pulo do Gato, com texto de Leen van Berg e ilustrações de Kaatje Vermeire - quem tem uma pergunta delicada a fazer é o elefante: "Como é estar apaixonado por alguém?". Todos estão prontos para (tentar) responder...
"Max, o Corajoso", da Ed. Companhia das Letrinhas, com texto e ilustrações de Ed Vere - O corajoso e destemido gato Max sonhava em ser um grande caçador, mas para isso precisava de uma presa, no caso, um rato. O único problema era: como reconhecer um?
"Reinações de Narizinho", da Ed. Globo, textos de Monteiro Lobato e ilustrações de Jean Gabriel Villin e J. U. Campos - as aventuras de Narizinho, Emilia e Pedrinho no Sítio do Pica Pau Amarelo já são um consagrado clássico infantil. Essa nova obra reúne 11 livros do autor, publicados entre 1920 e 1931.
"A Árvore das Lembranças", da Ed. Rovelle, texto e ilustrações de Britta Teckentrup - A morte da pequena raposa, que se deitou em sua clareia favorita e fechou os olhos para sempre, é tratada demaneira singela nesta obra.
"A Raiva", da Ed. Pequena Zahar, texto de Blandina Franco e ilustrações de José Carlos Lollo - Sabe aquela raiva boba que aos poucos vai crescendo e tomando corpo? Pois é justamente sobre isso que fala esse livro. Mas só lendo mesmo para saber aonde vai parar...
"Pocotó", da Ed. Compor, com texto e ilustrações de Suzana Rando - O cavalo Trovão era responsável por fazer as entregas no castelo, mas seu sonho era fazer parte da guarda real. Só que ele era muito baixo em relação ao outros cavalos. Até que um dia...
"O Bicho Alfabeto", da Ed. Companhia das Letrinhas, com textos de Paulo Leminski e ilustrações de Ziraldo - essa coletânea poética de Leminski foi selecionada a partir de "Toda Poesia". Os leitores encontram poemas como "Uma chuva de estrelas deixa no papel esta poça de letras".
"Na terra do nunca jamais", da Ed. Martins Fontes, com texto de Linda Rode e ilustrações de Fiona Moodie: são 60 histórias entre contos populares e folclóricos, de diferentes partes do mundo. Tudo isso em 230 páginas - que vão passar voando.

Acesse o link abaixo para ver a lista completa.
http://revistacrescer.globo.com/Livros-pra-uma-Cuca-Bacana/Melhores-livros/fotos/2015/06/os-30-melhores-livros-do-ano-2015.html






Os livros “Diário de um Banana” reproduz o cotidiano de um garoto magro e tímido que enfrenta os problemas típicos vividos pelas crianças com os colegas de escola.




Nestas páginas, você terá a oportunidade de conhecer o dia a dia na Escola Monstro e vai saber o que realmente se passa na cabeça de slimes, esqueletos, creepers, endermen e outros personagens do universo Minecraft. Entre um passeio para o Nether e um quase encontro com o Ender Dragon, o maior desafio na vida de um jovem zumbi está em jogo: conquistar Sally Cadáver e derrotar Jeff, o maior imbecil da escola.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial